ATENÇÃO AOS SINTOMAS, CANSAÇO INEXPLICÁVEL PODE SER SINAL DE DOENÇA!
O cansaço é uma das queixas cada vez mais frequentes de quem procura um consultório médico, sendo comum na vida das pessoas que possuem uma rotina corrida, sem muito tempo para descanso, ou lazer. Mas se mesmo com um sono reparador ele persiste, pode indicar que o motivo não é apenas a falta de tempo para descansar. O cansaço constante é um sinal de desequilíbrio do organismo que pode interferir na qualidade de vida. As principais doenças relacionadas com o cansaço excessivo são depressão, anemia, hipotireoidismo e outros distúrbios endocrinológicos como diabetes, insônia, distúrbios reumáticos, hepatopatias, doenças renais, pulmonares e insuficiência cardíaca. Dentre as doenças reumáticas, destacamos a:
Fibromialgia: As dores constantes podem causar dificuldade de concentração e como também afeta o sono, a pessoa já acorda cansada, como se não tive descansado nada durante a noite.
Síndrome de Sjögren: A fadiga e o cansaço também está presente entre os sintomas da doença, muitas vezes incapacitante e inexplicável, que não melhora com o repouso.
Ao identificar o cansaço frequente é aconselhado observar se existem outros sintomas associados e buscar auxílio médico para iniciar o tratamento adequado.